www.cnm.org.br |

(61) 2101-6000

terça, 13 de março de 2018

Boa gestão: prefeitos superam dificuldades e desenvolvem ações inovadoras

Ag. CNMSuperar dificuldades, inclusive aquelas causadas pela redução de repasses federais, para promover gestão eficiente e responsável tem se tornado uma prática comum entre os prefeitos brasileiros. Em visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, na manhã desta terça-feira, 13 de março, três prefeitos relataram as medidas adotadas que resultaram em boas práticas e em melhoria na qualidade de vida da população local.

 

Para o prefeito de Tapurah (MT), Iraldo Ebertz, tudo se resume à palavra: TRABALHO. “Não sou político, trabalho como se fosse uma empresa. Um trabalho sério e comprometido”, disse o prefeito, que destacou: “costumo acordar cedo, às 5h30, 6h da manhã. Logo cedo, passo pela padaria, pelo posto de saúde e vou tomar café com as crianças na escola. Assisto uma ou duas aulas integrais por semana”, contou o gestor. Essa é a forma que ele mantém proximidade com a população e acompanha a qualidade dos serviços prestados no Município.

 

Segundo o prefeito mato-grossense, esse café da manhã com alunos em todas as escolas da rede pública é uma inovação de sua gestão, que já apresentou resultado bastante significativo na qualidade do ensino e no aproveitamento das aulas. “Me orgulho do trabalho que fizemos na saúde em um ano. Somos um Município pequeno, com 12 mil habitantes, fizemos mais de 250 cirurgias no hospital, com recursos próprios”, destacou Ebertz, ao ser perguntado sobre os destaques da gestão local.

Ag. CNMMáquina
Além disso, o prefeito de Tapurah acredita que o enxugamento da máquina, as ações promovidas com apoio da Câmara de Vereadores e a independência política também fazem toda a diferença nos resultados obtidos. Um exemplo dessa atuação com o apoio do Legislativo pode ser conferido com a presença do vereador Alcione Biance, que acompanhava o prefeito. A mesma opinião foi compartilhada pelo prefeito de Mairi (BA), José Bonifácio da Silva, que também foi recebido pela equipe técnica, institucional e pela Comunicação da CNM.

O gestor baiano, conhecido por Jobope, fez questão de contar sua experiência à frente da Prefeitura. Segundo ele, regularizar a previdência social, os contratos inadimplentes e a folha de pagamento, que estava em atraso, foram algumas das ações prioritárias de seu mandato. “O Município não estava mais realizando o tradicional São João, que é maior festa anual. Nós resgatamos isso. Também promovemos um campeonato municipal de futebol, que teve uma repercussão muito grande na região. Teve 4 mil expectadores”, contou o prefeito.

Ag. CNMArrecadação
O gestor aproveitou a paixão da população pelo esporte para aumentar a arrecadação própria e obter aporte financeiro com o jogo promovido no estádio municipal. “Houve muitos cortes do governo federal, mas a gente conseguiu pagar todos os funcionários em dias”, falou Jobope sobre o fechamento das contas de 2017 para 2018. Ele também comemorou a chegada da chuva na região e as ações desenvolvidas na área da saúde.

No aspecto da saúde, o prefeito de Duartina (SP), Juninho Aderaldo, abordou o tema durante visita à CNM. Atualmente, o setor é um grande desafio para a gestão local. “Estamos investindo 28,2% dos recursos próprios na saúde, e esse é o nosso grande desafio”, contou o gestor, que teve sua visita à sede da Confederação marcada pela assinatura do termo de filiação.

Orientações
Também em busca de desenvolver uma gestão inovadora e que atenda às necessidades de sua população, o prefeito de Bagre (PA), Nilson Faria, foi atendido pela equipe técnica da CNM. Acompanhado do ex-prefeito, o gestor recebeu orientações sobre Assistência Social, Finanças e Saúde.

Confira as entrevistas dos prefeitos na TV CNM, e se increva no canal!